
maio 28, 2025
Ozempic e Mounjaro
Atualmente a semaglutida (ozempic) foi aprovado no Brasil para tratamento do diabetes tipo 2 e obesidade. Já o Tirzepatida (mounjaro) foi aprovado para tratamento do diabetes tipo 2. A Anvisa segue em análise para liberação da medicação para tratamento da obesidade.
Pacientes diabéticos do tipo 2, que estão acima do peso, têm experimentado benefícios significativos com o tratamento utilizando o mounjaro, uma abordagem já utilizada pelos especialistas. Em relação às medicações, você está ciente de qual delas pode contribuir para uma perda de peso eficaz e controle adequado do diabetes?
Em um estudo realizado em 2021 por Frías e colaboradores, identificaram que em média um tratamento entre 6 a 12 meses a perda de peso variou entre 4,4% à 19,5% para ozempic e 4,8 à 21,2% para mounjaro. Atualmente o mounjaro em dose de 15mg pode atingir perda de peso 12,4Kg (13,1%) quando comparado com o ozempic de 1mg (perda de 6,2Kg (6,7%). Lembrando que os ajustes das doses são realizados pelo médico de acordo com cada caso. Já a hemoglobina glicada, um marcador de diabtes, teve maior impacto com mounjaro na dose de 10 e 15mg quando comparado com o ozempic de 1mg.
Contudo, é importante adequar a alimentação com o acompanhamento com o nutricionista durante todo o tratamento com ozempic e mounjaro. Além disso, o principal objetivo é que a perda de peso e/ou a melhora de marcadores glicêmicos e que eles sejam mantidos ou até melhorado após o uso da medicação.
REFERÊNCIAS
Frías, J. P., Davies, M. J., Rosenstock, J., Pérez Manghi, F. C., Fernández Landó, L., Bergman, B. K., Liu, B., Cui, X., & Brown, K. (2021). Tirzepatide versus Semaglutide Once Weekly in Patients with Type 2 Diabetes. New England Journal of Medicine. https://doi.org/10.1056/nejmoa2107519
Saúde e bem-estar de forma leve e sustentável
Me siga nas redes sociais
Copyright © 2024 • Todos os direitos reservados • Nutricionista Letícia Callado