Emagrecimento

COMO POSSO COMER POUCO E MESMO ASSIM NÃO EMAGRECER?

Você percebe que come pouco, faz escolhas saudáveis e mesmo assim não faz diferença na balança? Essa é uma das queixas mais comuns que ouço n consultório. E acredite, você não esta sozinha nessa jornada.

1º Ponto, a balança não pode ser o único parâmetro a ser adotado

A balança nem sempre vai dizer sobre o resultado real das suas escolhas. Acredito que temos que ter mais de um parâmetro para verificar tais mudanças. Um deles é a roupa. Lembra aquela calça que não servia e agora serve? Aquela blusa que ficava apertada, e agora está vestindo melhor? Essas podem estar associadas a mudança de composição corporal. Outro parâmetro que podemos adotar é a bioimpedância. A bioimpedância nos traz informações sobre a quantidade de gordura e massa magra que temos, podendo ser um aliado para mensurar os resultados.

Comer pouco…mas o quê, exatamente?

Nem sempre comer pouco significa comer poucas calorias ou de forma equilibrada. Aquelas beliscadas ao longo do dia podem somar calorias ao longo do seu dia e impedir o seu emagrecimento.

Modo de economia de energia

Quando comemos muito pouco mesmo com boa qualidade dos alimentos. Provavelmente essas quantidades são insuficiências para manter o metabolismo, desta forma o corpo entra em um mecanismo de economia energética, onde ele poupa o pouco que você consome, na tentativa de sobreviver com restrição.

Sono, hormônios e estresse: Os sabotadores invisíveis.

Já ouviu falar que dormir emagrece? E isso é uma verdade. Quando dormimos mal, o corpo não consegue reparar os danos que sofreu ao longo do dia, desta forma comemos mais no dia seguinte para ter mais energia. Alguns estudos mostram que uma única noite mal dormida, pode trazer aumento do apetite, com consumo calórico acima de 300Kcal e alterações de hormônios como leptina (saciedade) e grelina (fome). (Nedeltcheva et al., n.d.)

REFERÊNCIAS

Nedeltcheva, A. V, Kilkus, J. M., Imperial, J., Schoeller, D. A., & Penev, P. D. (n.d.). Insufficient sleep undermines dietary efforts to reduce adiposity. https://doi.org/10.1059/0003-4819-153-7-201010050-00006