Rotina Saudável

O RELÓGIO NO PRATO: COMO OS HORÁRIOS DAS REFEIÇÕES INFLUENCIAM SEU METABOLISMO E EMAGRECIMENTO

No universo da nutrição e emagrecimento, muito se discute o que comemos: a qualidade e quantidade. No entanto, há muitas vezes negligência, é quando comemos. Atualmente a ciência da Crononutrição vem ganhando destaque e demonstrando impacto nos resultados do metabolismo.

 

O ritmo circadiano e o metabolismo energético

Estudos recentes têm reforçado a ideia de que nosso corpo não processa os alimentos da mesma maneira ao longo do dia. A relação entre os horários e o nosso ciclo circadiano, nosso relógio biológico interno que regula funções de sono, vigília, temperatura corporal e liberação hormonal ao longo de aproximadamente 24h.

Uma pesquisa publicada pela revista Science, reporta que animais que consumiram uma dieta rica em gordura apenas durante o seu período naturalmente ativo apresentaram menor ganho de peso quando comparado àqueles que comeram a mesma dieta durante o período noturno. A justificativa é que o corpo quando esta em sua fase ativa potencializa o processo de termogênese (queimar calorias). (1)

 

O impacto negativo das refeições noturnas tardias

O hábito de jantar tarde, comum na vida moderna, vai contra a programação natural do nosso corpo. Esse desalinhamento impacta negativamente o metabolismo. Jantar tarde pode atrasar o processo dos alimentos e reduzir a sensibilidade à insulina (hormônio que regula o açúcar no sangue). Além disso, refeições tardias estão associadas a doenças cardiovasculares e ganho de peso.

 

Conclusão: Sincronizando o prato com o relógio.

A crescente pesquisa em Crononutrição aponta para a importância do momento em que se faz as refeições para alcançar resultados significativos. Nesse sentido, o nutricionista não só considera as calorias, a qualidade e a quantidade dos alimentos, mas também leva em conta qual alimento é mais bem metabolizado em cada momento do dia, adaptando a dieta de acordo com a rotina individual e promovendo resultados positivos.

 

REFERÊNCIAS

Arble DM, Bass J, Laposky AD, Vitaterna MH, Turek FW. Circadian timing of food intake contributes to weight gain. Obesity. 2009 Nov;17(11):2100–2.